Durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Chopinzinho, realizada nesta terça feira, dia 21, o vereador Saimom Miri, apresentou requerimento pedindo ao Presidente da Casa de Leis de Chopinzinho, Vereador Ormar Checchi, a criação de uma (CEI) Comissão Especial Investigativa, a ser composta por 3 (três) Parlamentares da Casa Legislativa Municipal, designados pelo Presidente, visando à auditoria das contas do Instituto São Rafael, objetivando, também, a contratação de uma empresa para tal assessoria e demais tratativas pertinentes.

Com isso, o Vereador autor da proposição, solicita o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para a finalização dos trabalhos a serem presididos pela referida comissão, possibilitando, caso necessário, a prorrogação do mesmo.

Ao falar sobre os motivos que o levaram a pedir a instalação da CEI, o vereador disse que está preocupado com a situação financeira do hospital, o qual tem participação fundamental na saúde de Chopinzinho e outros municípios da região.

O vereador Saimon disse que tomou conhecimento que o hospital está com uma dívida que chega na casa dos 4 milhões de reais, sendo que em um levantamento realizado deste 2019 e durante todo o período da pandemia, o Instituto recebeu recursos na ordem de 40 milhões de reais entre convênios com os governos federal, estadual e dos municípios parceiros.

No caso específico dos convênios mantido com a prefeitura de Chopinzinho, que inclui também o atendimento de plantão realizado no hospital, o repasse está em dia, não havendo atrasos.

O pedido da criação da CEI, segundo o vereador, é para através de uma empresa especializada na área, saber como foram gastos o dinheiro recebido pelo Instituto no período citado.