O deputado estadual Renato Freitas (PT) – aquele que quando era vereador de Curitiba invadiu uma igreja católica, chegou a ser cassado mas o ministro do STF, Luis Roberto Barroso o livrou da punição – mais uma vez promove um escândalo no plenário, desta vez no âmbito da Assembleia Legislativa, mostrando que é uma pessoa desequilibrada para os cargos do legislativo qual foi eleito em 2022. 

Em seu discurso na manhã desta quarta-feira, 19, ele começou a atacar o deputado estadual Ricardo Arruda (PL), apontando-lhe vários impropérios e se colocando como um parlamentar vítima da sociedade. O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), interviu na discussão e pediu respeito ao petista, que aos berros retrucou. 

Traiano paralisou a sessão para convocar o corregedor da casa, o deputado Artagão Júnior, para que tomasse ciência e tomasse providências sobre o ocorrido entre Freitas e Arruda. 

A assessoria de Ricardo Arruda publicou uma nota oficial a respeito do escândalo de Freitas no plenário. 

Leia:

“Na manhã desta quarta-feira (19) o deputado estadual Ricardo Arruda, mais uma vez sofreu agressões verbais durante o discurso do deputado Renato Freitas. 

Durante sua fala, Freitas disse que a extrema direita é representada pelo deputado Ricardo Arruda, e o caluniou. “Responde por processos de desvio de dinheiro público, tráfico de influência, entre outros crimes, e vem aquela tribuna todos os dias, e mente, mente que nem sente, porque ele mente truismos, obviedades, ele diz o oposto”, comenta Renato. 

Ainda em sua fala, Freitas dirige-se aos alunos do Colégio Civico militar, que na ocasião estavam assistindo a sessão, e fala: “A mentira com o tempo ela impregna no seu corpo, e passa fazer parte de você, e quando você passar a ser um hipócrita, agir na mentira, permanentemente vai gerar um resultado triste, mas certo, a Morte ou a sua ou da próximo, porque a mentira gera a discórdia, a discórdia gera o conflito, e o conflito muitas vezes gera a morte”, conclui o parlamentar do PT. 

Este deputado já subiu outras tantas vezes à tribuna para falar em morte quando cita o deputado Arruda. O parlamentar petista já foi notificado inclusive, com um boletim de ocorrência, realizado pelo deputado Ricardo, depois que recebeu ameaças durante as sessões. 

Na sessão desta quarta-feira, Ricardo Arruda subiu para discursar e respondeu às afrontas, pontuando em sua fala que só estava respondendo pois sentiu-se agredido e ameaçado, mais uma vez. Vale ressaltar que Arruda possui em seu histórico como deputado estadual, discursos que falam sobre ações do governo e projetos de lei aprovados, que inclusive são importantes e essenciais, em favor da população. 

A ALEP já acionou a Corregedoria da Casa e o Conselho de Ética para apurar as ameaças feitas pelo deputado do PT, e inclusive já possui todos os documentos protocolados (vídeos e áudios) pelo deputado do PL. 

Após o discurso de Arruda, Renato Freitas mais uma vez pediu para discursar, usando o horário da liderança da oposição para agredir e difamar. 

No término das falas, a sessão foi suspensa pelo presidente Ademar Traiano, no momento em que fazia suas considerações finais, e o parlamentar do PT começou a gritar e perder o controle emocional.

Fonte: Lisley Chiquini – Assessora de Imprensa e portal 57

Assista no vídeo abaixo a discussão, com imagens da TV Assembleia