O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), inaugurou na segunda-feira (29/05) uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná. A partir de agora, a unidade atenderá a população da região em ocorrências de trauma e clínicas de urgências, como infarto e derrame cerebral. Os serviços alcançam seis municípios: Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinhos, Porto Barreiro e Virmond.
A equipe de profissionais do Samu já atuava na Regional de Guarapuava, onde está Laranjeiras do Sul, com transporte intermunicipal e hospitalar. Agora, com as novas instalações nesta cidade e a aquisição de ambulâncias, 40 profissionais que se revezam nos atendimentos ganham mais autonomia e tempo-resposta. O investimento do Estado ultrapassa os R$ 850 mil na compra dos veículos, além do custeio operacional de R$ 1 milhão ao ano.
Os profissionais atuarão com dois tipos de ambulâncias, “Alfa” e “Bravo”. A primeira é uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um condutor socorrista e um enfermeiro. A outra é uma Unidade de Suporte Básica (USB) e contempla um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. “A regionalização dos atendimentos em saúde é uma das principais marcas deste governo. A estratégia é prestar serviço mais próximo da população. Os municípios desta região já podem contar com mais esse apoio”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
“Estamos felizes com essa parceria com o Governo do Estado, trazendo um serviço multiprofissional e com equipamentos de altíssima geração. Essa microrregião ganhará muito com este novo serviço”, afirmou o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva.
Candói
Em Candói a unidade do Samu já está concluída e deverá iniciar a operação em breve. A mesmo está localizada em anexo ao prédio que abriga da Brigada Comunitária (Defesa Civil). A ideia é que Samu e Brigada Comunitária trabalhem em sincronia, principalmente no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, que são bastante comuns nas BRs 373 e 277, que estão na área geográfica do município. As equipes que vão atuar já estão sendo qualificadas.
Da redação Nossa FM, com colaboração da Agência Estadual de Notícias