Chegou ao conhecimento da autoridade policial, que na Aldeia Indígena Passo Liso (circunscrição policial de Chopinzinho) teria indivíduos colocando pânico na comunidade, estando na posse de armas de fogo, que vinham sendo utilizadas para ameaças as vítima.
Foi instaurado inquérito policial e procedidas diligências no intuito de reunir indícios suficientes de autoria e provar a materialidade delitiva.
A partir de diligências investigativas foi comprovada a procedência das informações, identificando testemunhas e provando a materialidade delitiva dos disparos de arma de fogo.
Juntou-se ao inquérito policial diversos boletins de ocorrência noticiando delitos de ameaça, porte e disparos de arma de fogo por parte dos investigados, tendo em algumas situações havido disparos em residência(s) e veículo(s) automotor(es), tudo como forma de amedrontar as vítimas.
Dada a gravidade dos fatos, a autoridade policial representou pela busca e apreensão domiciliar na residência dos investigados, tendo a representação sido acompanhada de parecer favorável do Ministério Público, seguido da ordem expedida pelo juízo competente.
De posse da ordem legal, no início da manhã desta sexta-feira (16.06.2022), equipe da Polícia Civil de Chopinzinho, com apoio operacional de policiais civis da Delegacia de Mangueirinha, do DENARC de Pato Branco e da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco deram fiel cumprimento aos mandados de busca e apreensão domiciliar nas residências dos investigados, tendo sido apreendidas 04 (quatro) armas de fogo (tipo espingarda), sendo duas espingardas calibre 36 e duas espingardas calibre .32, além de insumos e cápsulas de munições calibre .38, .32 e .36 deflagradas e diversas munições calibre .22, 20, 32 e 36 intactas, sendo dada voz de prisão aos responsáveis.
Dois mandados judiciais foram cumpridos na circunscrição policial de Chopinzinho e um mandado na circunscrição policial de Mangueirinha, tendo sido autuados em flagrante dois homens (31 anos e 50 anos).
Concluídas as investigações o inquérito policial será encaminhado ao Poder Judiciário para fins de responsabilização criminal pelo fatos delituosos.
(Fonte e Foto: Polícia Civil)