Na sessão desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada Luciana Rafagnin (PT) pediu à Secretaria de Segurança Pública (SESP) a destinação de uma viatura para a Delegacia da Mulher de Guarapuava, devidamente identificada para prestar atendimento pertinente à garantia dos direitos e proteção das mulheres da região.

Atualmente, a Delegacia da Mulher da 14ª Subdivisão Policial (SDP) atende os municípios de Guarapuava, Foz do Jordão, Candói, Turvo e Campina do Simão, que, juntos, correspondem a uma população de aproximadamente 230 mil pessoas. A falta de estrutura e de um veículo identificado para esse atendimento específico prejudicam o trabalho efetivo dos policiais lotados na Delegacia da Mulher. Recentemente, o governo do estado entregou 922 novas viaturas para a Polícia Civil do Paraná.

De acordo com dados levantados pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná – CEVID/TJPR, somente no ano de 2022 foram registrados 44.492 novos casos de violência doméstica contra as paranaenses e 201 casos de feminicídio. O ano passado ainda presenciou o aumento de 1.953 novos casos de violência doméstica em comparação com 2021, sem contar a subnotificação e o desestímulo da população em denunciar essas agressões, diante da falta de estrutura para o socorro às vítimas.

Fonte/foto: Assessoria Alep