Um ciclone extratropical intenso vai se formar sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira (12) e avançar para o Oceano Atlântico na quinta-feira, gerando chuva forte a torrencial em diversas cidades e ventania que em algumas regiões será muito forte a intensa com rajadas que devem passar dos 100 km/h.
O ciclone vai se formar pelo encontro de duas massas de ar: uma quente e uma fria. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ser mais afetados. Paraná Segundo o Simepar, nesta quarta-feira (12), uma intensa frente fria avança sobre o Paraná, provocando chuva com descargas atmosféricas sobre o estado.
Há riscos para eventos severos no noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul, especialmente entre a tarde e à noite. O órgão alerta também para ventos acima de 60km/h acompanhada de rajadas de vento. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Confira os municípios do Paraná que podem ser atingidos, segundo o Inmet: Agudos do Sul, Barracão, Bituruna, Clevelândia, Coronel Domingos Soares Flor da Serra do Sul General Carneiro, Honório Serpa, Mangueirinha, Mariópolis Marmeleiro Palmas Pato Branco Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Porto Vitória, Quitandinha, Renascença, Rio Negro e São Mateus do Sul,
Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
(Imagem e informações Inmet)