A comunidade Chopinzinhense está enlutada nesta terça-feira (05). Faleceu por volta das 07 horas da manhã, Ary Spohn, de 86 anos. Frei João, como era carinhosamente conhecido, estava hospitalizado em Coronel Vivida desde o dia 31 de agosto, quando teve complicações de saúde. Filho de Luiz e Isabela Spohn, nasceu em Erechim (RS), no dia 31 de maio de 1937. Cursou o ensino fundamental em Luzerna e Rio Negro (SC). Depois em Agudos (SP), cursou o primeiro e segundo graus, sendo que em seguida cursou filosofia em Curitiba. Em Petrópolis (RS) formou-se em teologia. Frei João, ordenou-se sacerdote no dia 15 de dezembro de 1965, sendo transferido de Petrópolis para Chopinzinho em 1966.
Em Chopinzinho, Frei João continuou a se dedicar aos estudos, onde teve a oportunidade de cursar filosofia novamente, letras, português e francês em Palmas. Estudou também pedagogia com habilitação e orientação educacional em Passo Fundo (RS). Cursou também pedagogia com habilitação em inspeção escolar e administrativa em São João Del Rey (MG). No dia 25 de janeiro de 1969 foi nomeado inspetor regional de ensino, abrangendo os municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida, São João e São Jorge do Oeste, assumindo a função no dia 10 de fevereiro de 1969, onde ficou no cargo até o dia 06 de junho de 1983.
No ano de 1980, Frei João foi aprovado em concurso público estadual na disciplina de português. Em 1983 assumiu a secretaria da Escola Coronel Santiago Dantas, deixando a mesma no dia 13 de janeiro de 1988, quando passou a ocupar a direção da mesma.
Do dia 1º de fevereiro de 1993 até o ano de 2012 foi diretor da Escola Tasso Azevedo da Silveira. Durante todos esses anos, além de atender a educação, Frei João também auxiliava nas celebrações da Paróquia São Francisco de Assis. O velório terá início às 14h30 na Igreja Matriz, após será celebrada missa às 15 horas. Nesta quarta-feira (06) será celebrada a missa de despedida ás 09h e sepultamento.
Foto: Reprodução redes sociais