Equipe de Policiamento Tático da 2ª Companhia, juntamente com a equipe de Polícia Ambiental realizou abordagem a uma propriedade rural no interior de Coronel Vivida, após receber denúncia que estaria ocorrendo o crime de maus tratos a animais.
Chegando no local as equipes constataram a presença de diversos veículos e uma aglomeração de pessoas em um barracão de madeira, que ao avistarem a presença das viaturas policiais, vários suspeitos se evadiram do local correndo em meio à mata.
Diante da fuga foi realizado acompanhamento e buscas, sendo capturado 8 indivíduos que tentaram fugir, constatando-se que um deles era o proprietário do local.
Foram contabilizados o total de 30 detidos, destes, 2 (dois) se apresentaram como organizadores do evento, os 28 (vinte e oito) demais seriam participantes do evento, todos moradores de municípios da região, de cidades como: Mangueirinha, Honório Serpa, São João, Realeza e Capanema.
Foram também apreendidos 50 (cinquenta) galos índios vivos, destes, 2 (dois) galos feridos, alguns acondicionados em caixas de papelão e outros em gaiolas de madeira.
Dentro do barracão existia ainda uma arena para a rinha, medindo aproximadamente 20 metros quadrados. Foram apreendidos 3 (três) troféus 1º, 2º e 3º lugar do torneio “7 de setembro Coronel Vivida Pr”, 27 (vinte sete) biqueiras e diversos apetrechos utilizados na prática da rinha de galo, como tesouras, lixas, seringas, linha e agulha.
Diante do exposto e por terem violado o disposto no Art. 32 da lei 9.605/98, por praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com a prática de Rinha de Galo, todos os detidos serão multados junto ao IAT/PR, sendo que multas ultrapassam o valor de 140.000,00 (cento e quarenta mil) reais, os detidos foram encaminhados até a sede da 2ª Companhia de Polícia Militar de Coronel Vivida para confecção do termo circunstanciado e ficam disposição da justiça.
Fonte: PM