Um homem de 42 anos, identificado como Claudinei, foi preso na Vila Carli, em Guarapuava, na tarde desta segunda-feira (02). A prisão ocorreu quando ele saia de um supermercado. O homem é investigado por crimes de estelionato e foi preso numa ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Federal através das delegacias de Guarapuava.

Segundo a Polícia Civil, havia em desfavor dele três mandados de prisão expedidos pela Justiça da Comarca de Guarapuava por conta de investigações que apuraram diversos tipos de fraudes. Além das Policias Civil e Federal, as diligências foram apoiadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.

Segundo a polícia, a principal modalidade de estelionato praticado pelo investigado consiste em alugar maquinários pesados e, em seguida, vendê-los para terceiros por preços que variam na faixa de 50 a 60% do valor do bem. Em um dos golpes apurados, ele locou dois caminhões, uma retroescavadeira, uma escavadeira e um trator de esteira, avaliados em aproximadamente R$ 800 mil reais. Outra vítima da região metropolitana de Curitiba perdeu aproximadamente R$ 600 mil com a locação de duas escavadeiras. Outros golpes eram praticados pelo suspeito, por exemplo, compra de gado com cheques fraudados e vendas falsas de equipamentos para pecuária leiteira.

A Polícia Civil orienta os locadores de equipamentos que consultem o nome do possível cliente e verifiquem se a documentação apresentada é idônea. Aos vendedores de gado que desconfiem de facilidades demonstradas pelos possíveis compradores e de clientes que querem pagar com cheques de terceiros.

Mesmo com a prisão, as investigações prosseguem para apurar outros casos envolvendo o investigado. Claudinei permanece custodiado na Cadeia Pública de Guarapuava à disposição da justiça.

Fonte/foto: Polícia Civil