Na tarde do dia 14 de novembro de 2023, um idoso foi brutalmente atacado por três cães enquanto transitava pela estrada que conecta Campo Erê SC à linha Bela Vista, no interior de Marmeleiro. O violento incidente resultou em ferimentos graves, levando à amputação de uma das pernas do homem, que permanece hospitalizado.

Após o conhecimento do caso, a equipe da Delegacia de Polícia de Marmeleiro, da Polícia Civil, imediatamente iniciou uma investigação minuciosa. Em um prazo de seis dias, identificaram o proprietário dos animais, concluindo o inquérito policial. O responsável pelos cães foi formalmente indiciado e enfrentará acusações de lesões corporais de natureza gravíssima, conforme o artigo 129, § 2º, inciso III, do Código Penal, cuja pena pode chegar a oito anos de reclusão.

A vigilância sanitária do Município de Marmeleiro compareceu ao local do incidente, realizando procedimentos necessários e mantendo um acompanhamento contínuo do caso. A delegada encarregada da investigação, Dra. Suéllen Andressa Pagno, ressaltou que, conforme a legislação, os proprietários de animais são responsáveis pelos danos que estes possam causar, seja em aspectos administrativos, cíveis ou criminais. Além da responsabilidade criminal, o dono dos cães poderá ser condenado a indenizar a vítima por danos materiais e morais.

Dra. Pagno enfatizou a importância de os proprietários manterem seus animais com a devida cautela, assumindo todos os cuidados necessários para sua guarda. Condutas negligentes em relação aos cuidados dos animais serão consideradas responsabilidade do proprietário, alertou a delegada, reforçando a necessidade de precaução e responsabilidade na criação de animais.

(Fonte: NP1-Colaboração e foto: Policia Civil de Marmeleiro)