Pato Branco já conta com a tecnologia 5G. Com a frequência liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia iniciaram o processo de instalação das novas antenas para o sistema 5G.Nesta segunda-feira (12), a operadora Tim foi a primeira concluir o procedimento de instalação e ativou o sinal de tecnologia 5G em Pato Branco. Inicialmente, o sistema está disponível somente para moradores do bairro Fraron, que fica na região das universidades.

A próxima fase, que já está em andamento, é oferecer cobertura total do 5G a toda a população, porém, ainda existem muitas regiões da cidade onde os sinais 2G, 3G e 4G ainda não funcionam adequadamente. Outras operadoras, como Vivo e Claro, também trabalham na instalação de equipamentos para disponibilizar o 5G.

Em entrevista o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Francisco Grezzana, explicou que as tratativas para a implantação do sistema 5G começaram ainda em 2021, e que o município teria até 2029 para concluir o processo, isso levando em conta o plano estipulado pela Anatel. A primeira antena é da Tim, e o celular tem que ter a frequência 5G para que ele possa acessar. Tem dispositivos que não tem frequência 5G, então ele vai trabalhar ainda com 2, 3, 4G. A gente já mapeou os bairros que estão sem nenhum acesso de rede móvel e começamos as tratativas também com as operadoras para que isso seja oferecido para a nossa população, além do 5G. Então para cada local é uma conversa, uma discussão com os técnicos e cada uma dessas operadoras, explica Grezzana.

O prefeito Robson Cantu também comemorou a chegada do sistema 5G na cidade, mesmo que inicialmente o sistema esteja somente disponível para uma região do município. Pra mim é uma felicidade muito grande e acho que para o povo patobranquense também. Porque hoje nós estamos entrando no mapa das cidades mais tecnológicas do mundo. Essa é uma oportunidade de nós darmos aos nossos profissionais da saúde, os nossos profissionais da educação e o parque tecnológico patobranquense, que ele é merecedor dessa alta tecnologia que tem no mundo e hoje eles vão ter acesso, analisa Cantu.

Sobre a tecnologia 5G

O 5G é a quinta geração da tecnologia celular sem fio, oferecendo maiores velocidades para carregar e baixar, conexões mais consistentes e melhor capacidade do que as redes anteriores. Essa evolução tecnológica traz uma melhor experiência para o consumidor em velocidade, menor latência ? tempo para a transferência de um dado ? e aumento de potencial para o uso da internet por meio do celular, tanto para a execução nos mais variados tipos de aplicativos e nas redes sociais, como também em jogos eletrônicos e na exibição e compartilhamento de vídeos.

5G no Brasil

O 5G foi lançado em julho de 2022 em Brasília (DF). Desde então, a tecnologia vem sendo implementada gradualmente em outras cidades, seguindo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a demanda de mercado das operadoras.No caso da operadora TIM, ela está presente com a tecnologia em todas as capitais do país e mais de 180 municípios. No Paraná, por exemplo, além de Pato Branco, o sistema já está disponível, mesmo que de maneira parcial, em Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaratuba, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Toledo.

Fonte/foto: Portal do Romeu