Neste domingo (31), as 23h59, a Polícia Rodoviária Federal concluiu a Operação Semana Santa 2024. Com início na última quarta-feira (28), a operação contou com efetivo mobilizado em pontos críticos - onde há maior incidência de infrações e acidentes - para coibir atitudes proibidas ao volante, a fim de garantir a segurança viária para motoristas e passageiros.
Aliado a outros fatores, o esforço operacional da PRF contribuiu para alcançar importante redução nos índices de acidentalidade (comparativamente aos últimos feriados relativos à Semana Santa). Especificamente nos trechos de rodovias federais sob circunscrição da Delegacia da PRF de Pato Branco, foram registrados cinco acidentes no período, dos quais quatro classificados como graves, porém nenhum acidente com óbito. Os números representam uma queda de aproximadamente 28% em relação ao número total de acidentes observados na média dos últimos dois anos.
O trabalho da PRF durante a Operação Semana Santa 2024 contou com um incremento nas equipes de policiais. Além das equipes normalmente escaladas, mais de 10 equipes extras foram empregadas em locais estratégicos no período. Ao final dos quatro dias compreendidos na operação, foram fiscalizados mais de 400 veículos, sendo realizado mais de 300 testagens de etilômetro, que resultaram em 20 condutores autuados por infrações relacionadas à embriaguez ao volante. Foram flagradas, ainda, 19 infrações de ultrapassagens em faixa contínua, 46 infrações por não uso de cinto de segurança e 51 de excesso de velocidade.
A prevenção e fiscalização de tais infrações recebe foco prioritário da PRF pois estão diretamente associadas à ocorrência de acidentes graves.
Fonte/foto: PRF