O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu uma audiência pública online sobre a obra de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga, no Centro, e Guarapuava, no Centro-Sul. A audiência foi transmitida pela plataforma YouTube e está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo neste link.Além de uma nova pista em concreto, o pavimento da pista atual será restaurado utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é restaurado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido de concreto. Com a duplicação, as pistas serão separadas por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey nos perímetros urbanos. A audiência ocorreu na última sexta-feira (3). Ao todo, foram apresentadas as obras ao longo de um trecho de 71 quilômetros, com projetos divididos em quatro lotes, que preveem as seguintes melhorias, além da duplicação e restauração:
Lote 01 - De Pitanga ao acesso para Santa Maria do OesteInclui também cerca de 1 quilômetro da PR-460 em Pitanga. No município estão previstos viadutos nos entroncamentos com a PR-239 e com a Avenida Universitária, além de pista lateral ligando os dois, com extensão de 1,8 quilômetro, e uma passarela para pedestres. Também será implantado um viaduto no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
Lote 02 - Do acesso para Santa Maria do Oeste a Boa Ventura de São RoquePrevê a implantação de cinco retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, além da duplicação da ponte sobre o Rio Carazinho.
Lote 03 - Do acesso para Boa Ventura de São Roque a TurvoPrevê a implantação de três retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, e duplicação da ponte sobre o Rio Bonito.
Lote 04 - De Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava)Prevê a implantação de um viaduto em Turvo e outro em Palmeirinha, além da duplicação da ponte sobre o Rio Turvo.
Fonte/foto: AEN