Nesta segunda-feira (11/11), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) vai eleger a nova cúpula diretiva para o biênio 2025-2026. Serão eleitos um novo presidente, 1º e 2º vice-presidentes, corregedor-geral da Justiça e corregedor. Os ocupantes atuais da cúpula não podem ser reeleitos para o mesmo cargo.
No mesmo dia, também haverá eleição para ouvidor-geral, ouvidor e integrantes do Órgão Especial e do Conselho de Magistratura da Corte.
Não existe formação de chapas na eleição do Tribunal, ou seja, cada cargo tem sua disputa independente. A escolha é feita pelos desembargadores do TJPR e o voto é secreto.
Para os cargos de presidente, 1º e 2º vice-presidentes, corregedor-geral da Justiça, corregedor, ouvidor-geral e ouvidor será eleito o candidato que, no primeiro escrutínio (previsto para ocorrer entre 8h e 13h), obtiver a maioria absoluta dos votos dos membros do Tribunal.
Não alcançada essa maioria, será realizado um segundo escrutínio (previsto para ocorrer entre 14h e 19h) entre os dois candidatos mais votados. Em caso de empate nos votos no primeiro escrutínio, participará do segundo o candidato mais antigo no cargo de desembargador e, persistindo o empate, o de maior idade. Caso concorram somente dois candidatos, será eleito, em escrutínio único, o que obtiver a maioria simples de votos.
Os integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura também serão escolhidos em escrutínio único.
A posse de todos os eleitos ocorrerá no primeiro dia útil do mês de fevereiro de 2025.