No fechamento dos jogos de domingo da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu o Botafogo pelo placar de 2 a 0, na Arena. Os dois gols da partida foram marcados por Ramiro. O segundo, com uma pitada de polêmica. Após conclusão, a bola desviou na mão do jogador Luan e enganou o goleiro Gatito Fernández. Com o resultado, o Grêmio larga na quarta colocação do Brasileirão e o Botafogo na 17ª posição.

Com 11 dias de preparação para a partida, devido a eliminação na semifinal do Campeonato Gaúcho, o técnico Renato Portaluppi decidiu dar uma oportunidade para o volante Arthur iniciar jogando como titular. Já o Botafogo optou não levar o atacante Sassá para a capital gaúcha por indisciplina. O jogador não cumpriu o cronograma durante a semana e chegou atrasado em alguns treinos.

A próxima partida do Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro será contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). Já o Botafogo encara a Ponte Preta, no Estádio Nilton Santos, às 18h do mesmo dia. Antes destas partidas, no meio da semana os times têm compromissos por outras competições. Pela Copa do Brasil, na Arena, o Grêmio recebe o Fluminense, na quarta-feira, às 21h45, enquanto o Fogão encara o Atlético Nacional-COL, na quinta, às 21h45, pela quinta rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores da América.